O QUE É?
A toxina botulínica, vulgarmente conhecida por Botox (marca comercial) é um medicamento composto por uma neurotoxina e que tem como efeito da sua ação inibir a contração muscular. A toxina botulínica tem várias aplicações médicas, e é também utilizada no contexto da Medicina Estética. Neste âmbito, ela é comumente utilizada para o “tratamento” rugas na região da glabela (entre as sobrancelhas), na região frontal (testa), e na região peri-ocular (“pés de galinha”).
QUANTO TEMPO DEMORA ?
Depende das áreas a serem tratadas, mas é um procedimento rápido, durando a consulta e procedimento cerca de 30 minutos
COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS:
Apesar de infrequente, o efeito adverso mais comum é a cefaleia (dor de cabeça), habitualmente autolimitada e que subsiste a longo da primeira semana. A assimetria é outra complicação possível. Uma das complicações mais indesejadas, apesar de rara, é a ptose palpebral, em que o olho não abre completamente. Este efeito adverso é auto-limitado, dura habitualmente menos do que 1 mês e pode ser atenuado com a utilização de gotas oculares
CUIDADOS APÓS TRATAMENTO:
O efeito da Toxina Botulínica instala-se habitualmente ao longo de 3 a 5 dias.
É especialmente importante não massajar as áreas tratadas, evitar exercício físico e evitar baixar a cabeça nos primeiros 2 dias.